O 41º Salão Paulista de Belas Artes, realizado em 1977, foi um evento foi um evento artístico criado em 4 de novembro de 1933, pelo Decreto Estadual nº 6.111, assinado por Armando de Sales Oliveira, então interventor federal em São Paulo.
O regulamento foi elaborado pelo Conselho de Orientação Artística do Estado. Entre os vários incentivadores da ideia de um salão anual em São Paulo, nos moldes do Salão da Escola Nacional de Belas Artes, destacaram-se o arquiteto Alexandre Albuquerque e o pintor Clodomiro Amazonas.
O primeiro Salão foi inaugurado em 25 de janeiro, data em que se comemora a fundação da capital paulista, de 1934, tendo sido concedida a medalha de honra ao pintor paulista Pedro Alexandrino. Esse tradicional evento foi extinto com a revogação da Lei 978/51 assinada em 2006, pelo então governador de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin sendo secretaria de Estado da Cultura Claudia Costin, em 2006.
A obra de Maria Gilka (óleo sobre tela, 50 x 70 cm) que acompanha este post foi inspirada pelo tradicional Salão. Há uma espécie de tecido que sugere as listras brancas e pretas da bandeira do Estado, descortinando a passagem do bonde, no qual está pintado o número 41, que aponta para a edição do evento.
Existe ainda uma comunicação entre a rua por onde o veículo passa e a tela da cidade de São Paulo, em que viadutos e um universo urbano conversam com naturalidade, de modo que o passado e o então presente são integrados gerando um conjunto que alerta para como eventos como um salão de arte são oportunidades de promover elos entre períodos diferentes.
Maria Gilka obtém um resultado significativo no que diz respeito a estabelecer elos entre o passado paulistano e o então presente. Esse diálogo está bem no espírito de um salão de arte, que busca um mapeamento de um determinado momento histórico sem esquecer as raízes e sem perder de vista a construção do futuro.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.